Deu-se o marco da fundação da cidade de Itu em 1610, com a construção de uma capela devotada a Nossa Senhora da Candelária, local hoje que se encontra a Igreja do Bom Jesus. O povoado se formou em torno dessa capela e hoje a cidade é considerada uma das primeiras Estâncias Turísticas paulistas.
Alguns anos depois, em 1776, com o crescimento das lavouras da cana de açúcar e do algodão, a então Vila de Itu cresceu muito, mas em 1860, ocorreu uma grande crise no mercado internacional do açúcar e o plantio da cana entrou em decadência, sendo substituído gradativamente pela produção de café, que se tornou a base da economia do município até 1935.
Os conflitos entre os políticos e os fazendeiros ituanos devido às crises econômicas, fez crescer em Itu o Movimento Republicano, resultando em 1873 na realização da Primeira Convenção Republicana do país. Acontece a criação do Partido Republicano Paulista, ficando Itu conhecida como “Berço da República”.
Alguns ituanos que se destacaram na história do Brasil: Almeida Junior (Pintor), Antônio Francisco de Paula Souza (Engenheiro), Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício (Humorista), Prudente de Morais (Presidente do Brasil) e outros.
O turismo nessa região é bastante atrativo, seguindo as rotas Religiosa, Ecológica, Histórica, Rural e Gastronômica.
A Naturallis é uma empresa de turismo e de educação ambiental que possui em sua essência o encantamento pela natureza, a valorização da cultura, da história e da gastronomia de cada lugar visitado e tem como propósito promover viagens inesquecíveis a cada viajante, proporcionando prazer e bem estar através da vivência de novas experiências.