A vila operária inglesa nasceu em 1860 no alto da Serra do Mar, em meio a Mata Atlântica, sendo construída para abrigar os operários da 1ª Ferrovia Paulista, a São Paulo Railway Company, que ligava Santos – Jundiaí.
A construção dessa ferrovia teve grande importância para alavancar o desenvolvimento econômico da então província de São Paulo e do país, pois escoava toda a produção cafeeira do interior paulista para o litoral, onde acontecia a comercialização e a exportação dos grãos.
Localizada a cerca de 30 km do centro de Santo André, preserva ainda hoje um acervo histórico cultural, arquitetônico, industrial, tecnológico e ambiental. Em 1987 teve seu tombamento histórico pelo Condephaat e em 2000 tornou-se oficialmente um dos núcleos do programa da Reserva da Biosfera da UNESCO.
A riquíssima reserva de Mata Atlântica presente na Vila de Paranapiacaba é preservada dentro do Parque das Nascentes, onde se pode experienciar diversas trilhas e cachoeiras, além de conhecer o sistema de reservatórios implantado pelos ingleses no final do século XIX para o abastecimento de água da vila, em funcionamento até os dias atuais.
Parte alta: Portuguesa – Moro ou Vila dos aposentados
– Casas e Igreja do Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba
– Diferencial arquitetônico e suas influencias
Pátio Ferroviário
– Ponte metálica, relógio da estação e Linhas de manobras.
– Museu Funicular
Galpões de Manutenção
– Acervos e tecnologias usadas no inicio da revolução industrial no Brasil
– Carros e vagões antigos da Ferrovia
– Maquinários
Parte baixa: (Vila Velha e Vila Nova concebida a operários da SPR).
– Casarões históricos
– Ruínas do Serrano
– Museu do Castelinho
– Vila Martins Smith
Parques
– Sistema de captação de águas
– Trilha de interpretação ambiental
– Mirante
– Reserva Biológica Alto da Serra
– Parque Estadual da Serra do Mar
– Parque Nascentes de Paranapiacaba
– Olho d`água
A Naturallis é uma empresa de Turismo e de Educação Ambiental, que possui em sua essência o encantamento pela natureza, a valorização da cultura, da história e da gastronomia de cada lugar visitado, proporcionando experiências autênticas e enriquecedoras. Temos como propósito proporcionar um aprendizado significativo em cada Projeto de Estudo do Meio, através da prática de um turismo sustentável e regenerativo, assumindo uma postura de pertencimento perante a natureza, sendo responsável por preservá-la para o agora e para o futuro, para que tenhamos uma vida mais saudável e prazerosa nesse planeta.